Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

12/11/2021
0 Comentários

Banheiro: saiba quais foram as tendências de decoração 2021

Confira o que bombou no décor de banheiros neste ano


Torneira de Mesa 1195 C222 Linha Bella Clássica 222 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 C140 Linha Quartzo 140 – Fani

Toalheiro de Bancada Quadrado 2300 C115 Linha Paris 115 – Fani

Quais foram as tendências de decoração 2021 e como elas influenciaram o banheiro? Estamos a pouco mais de dois meses das celebrações de réveillon, então já é tempo de começar a olhar este ano pelo retrovisor.

Antes visto basicamente pelo seu aspecto funcional, hoje o banheiro é um cômodo maior e ganhou ares de ‘spa’ nos últimos anos, já que se torna cada vez mais um ‘refúgio’ de pessoas que nunca precisaram tanto de bem-estar, relaxamento e autocuidado.

Este contexto global é determinante para as tendências que você verá a seguir, pois se nota claramente um direcionamento por mais conforto e praticidade neste ambiente.

No post de hoje do Blog da Fani, vamos trazer dicas de decoração do banheiro baseadas nas principais tendências de 2021! Vem a com a gente:

Cor do ano

Monocomando de Mesa 6875 C640 Linha Eros 640 – Fani

Saboneteira de Parede 4110 C220 Linha Bella 220 – Fani

Válvula Click Quadrada 1609 C – Fani

Porta-toalhas Médio 4420 C220 Linha Bella 220 – Fani

A cada virada de calendário aguardamos ansiosamente nas primeiras semanas qual será a cor do ano escolhida pelo Instituto Pantone, referência global em tendência de cores.

Em 2021, foram escolhidas o Illuminating, um amarelo solar, e o Ultimate Grey, um cinza de pedras e granitos, cores que, segundo o instituto, pautariam e influenciariam o mercado e quem atua como arquiteto, designer de interiores, entre outros.

Descontraída e jovial, uma boa solução para explorar essa combinação de cores é usar o cinza como a base da paleta para, assim, poder destacar detalhes de mobiliários, revestimentos e objetos decorativos usando o amarelo.

Nos banheiros, é possível ainda utilizar a tonalidade vibrante nas superfícies menores, combinada a uma parede maior e piso que reproduzem o efeito estético do cimento queimado – como no estilo industrial.

Conexão com o natural

Ducha Articulada de Parede 3300 BK120 Linha Versata 120 – Fani

Monocomando de Chuveiro com Base 6416 BK370 Linha Bold 370 – Fani

Porta-shampoo 4700 BK450 Linha Horus 450 – Fani

Porta-toalhas duplo longo 4900 BK450 Linha Horus 450 – Fani

Papeleira 4300 BK450 Linha Horus 450 – Fani

Um desdobramento do conceito de banheiro como refúgio é a necessidade de tornar esse ambiente mais confortável. Uma maneira prática e rápida de atingir esse objetivo é usar e abusar do visual da madeira.

A madeira é imbatível em conforto porque ‘aquece’ os ambientes, aumentando a sensação de aconchego. Além disso, apesar das variações de tonalidade, sua cor em geral é considerada neutra, o que facilita combinações.

Banheiros com ducha estão em contato frequente com umidade, portanto, não é o local mais indicado para usar madeiras naturais como revestimento. Você pode, então, optar por cerâmicas e porcelanatos que reproduzem esse material. Armários de MDF podem contar com uma laminação especial de madeira.

Para o box da ducha, uma solução interessante para trazer rusticidade e uma experiência sensorial aos pés é usar o deck com madeira tratada para essa finalidade, considerando que você vai precisar trocá-la com o passar dos anos e planejar bem o espaço para facilitar a limpeza de rotina.

Old, but gold

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 OV130 Linha Ágata 130 – Fani

Porta-toalhas Longo 4400 OV130 Linha Ágata 130 – Fani

Válvula Click Redonda 1608 B – Fani

O estilo de decoração retrô ou vintage não é exatamente uma tendência, pois já vem se consolidando nos projetos há muito tempo. Pode não ser uma unanimidade, mas costuma figurar entre as opções mais levantadas para cada ambiente.

O que se nota neste estilo, no entanto, são pequenas variações que se encaixam perfeitamente com o momento que estamos vivendo, um resgate de memórias afetivas, um visual que ‘envelheceu’ junto com a gente.

Não à toa cresce a procura por acabamentos que simulam esse desgaste causado naturalmente pelo tempo, ou seja, pessoas que conscientemente estão abrindo mão da perfeição visual em busca de uma certa liberdade estética.

Uma boa dica para banheiros é escolher acabamentos foscos em um tom colorido mais escuro, como é o caso da cor Ouro Velho (OV) do portfólio da Fani. Uma maneira eficaz de criar um ponto de atenção no espaço sem, no entanto, tomar toda ela para si. Saiba mais sobre essa cor clicando aqui.

Minimalismo

Torneira de Mesa 1195 C27 Linha Liz 27 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 C27 Linha Liz 27 – Fani

O minimalismo é o movimento que reúne pessoas que se interessam por um estilo de vida mais clean, que chegaram à conclusão que temos coisas demais e é bastante provável que não precisamos da maioria delas.

Um estilo de decoração minimalista busca unir estética à funcionalidade de uma forma muito mais racional, e no banheiro isso é fundamental para que toda atenção esteja voltada para o bem-estar.

É preciso, então, priorizar móveis e objetos decorativos que realmente são ou serão usados ou que de fato possuem um propósito, portanto, não é interessante ter uma bancada lotada de coisas nem de metais imponentes.

O segredo do sucesso de um banheiro minimalista é dar vazão a traços limpos, suaves, preferencialmente circulares ou orgânicos. Combina muito bem com uma vida mais leve, sem arestas.

Decoração mediterrânea

Torneira de Parede 1199 OV262 Linha Túnis Clássica 262 – Fani

A decoração mediterrânea é um estilo que importa para dentro de casa a estética das construções às margens do Mar Mediterrâneo, que vai do sul da Europa (passando por Espanha, Itália e Grécia, por exemplo) ao norte da África (Marrocos, Tunísia, Egito, entre outros), uma região efervescente em referências culturais.

Embora seja pontualmente adaptada conforme o país, há convergências nesse estilo, sobretudo na utilização de elementos naturais (madeira, vime e pedras), além de texturas e desenhos que impressionam o olhar.

Você até pode revestir o banheiro com acabamentos em gesso ou materiais naturais como madeira e pedras, mas para ir além neste décor, a nossa dica é abusar da criatividade com revestimentos estampados.

Há uma infinidade de possibilidades com azulejos, cerâmicas e porcelanatos, que podem ser aplicados não só no piso, mas também ‘subir’ pelas paredes para dar dinamismo aos ambientes.

O que achou dessas dicas que bombaram em 2021? Qual delas você mais gostou e o que você acha que vai estar em alta em 2022? Estamos esperando você nos comentários:







Estilos de decoração de interiores em 2024: tendências e inspirações
Leia Mais
Lavabo elegante: 3 dicas para transformar seu espaço!
Leia Mais
Banheiro com toque de SPA: 3 dicas para transformar seu espaço
Leia Mais

Enviando