Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

23/08/2023
0 Comentários

Torneiras de metal: Guia definitivo para escolher para sua Cozinha ou Banheiro

Conheça as principais dicas para comprar torneiras de metal para sua casa


torneiras de metal
Bica de Mesa 1182 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani
Acionamento Liso para Misturador de Mesa 5100 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Se você procura torneiras de metal a fim de equipar sua cozinha ou banheiro com estilo e funcionalidade, chegou ao lugar certo! Neste artigo do Blog da Fani, elaboramos um guia abrangente com todas as informações necessárias sobre como escolher torneiras de metal.

Seja para cozinha, lavabo ou banheiro, confira uma lista de dicas essenciais para garantir que a sua escolha atenda às suas necessidades, assim como se harmonize com o ambiente. Vamos lá!

torneiras de metal

Torneira de Mesa 1195 B702 Linha Living Clássica 702 – Fani

Torneiras de metal para cozinha e banheiro têm diferenças?

Em primeiro lugar, é fundamental entender que é possível instalar torneiras de metal em uma variedade de ambientes, como cozinhas, lavabos, banheiros, lavanderias e áreas de lazer. No entanto, a escolha não deve ser aleatória, pois cada ambiente possui características específicas que influenciam na seleção mais adequada.

Em vez de optar por uma abordagem única, é sensato considerar as necessidades individuais de cada espaço. As principais marcas do setor, como a Fani Metais e Acessórios, entendem essa diferença e criam linhas distintas para banheiros/lavabos, cozinhas e lavanderias/usos gerais.

Com efeito, essa característica garante que o metal escolhido seja perfeitamente compatível com as demandas específicas de cada ambiente.

torneiras de metal

Monocomando de Mesa 6256 CH606 Linha Gourmet – Fani

Considere as características das torneiras de metal antes de comprá-las

Existem inúmeras opções de torneiras de metal no mercado, portanto, ao adquirir uma peça para o seu projeto, é fundamental levar em conta todas as características do modelo, ou seja, não apenas o design da peça.

Isto é crucial: a escolha de uma torneira não deve se limitar a uma simples troca entre ambientes. Essa ação aparentemente simples, pode, com toda a certeza, tornar a vida menos conveniente. Cada espaço possui particularidades que podem ser otimizadas ou prejudicadas pela seleção dos metais.

Dessa forma, uma escolha imprudente pode acarretar em consequências indesejáveis, desde uma funcionalidade limitada até o desperdício de recursos. Investir em torneiras de metal inadequadas pode resultar em uma experiência menos eficaz e, frequentemente, onerosa.

Adequação ao uso e funcionalidade

Vamos mergulhar um pouco mais fundo em como escolher torneiras para espaços específicos:

torneiras de metal

Monocomando de Mesa 6256 BK610 Linha Gourmet – Fani

Cozinhas: flexibilidade e altura apropriada

Na cozinha, as torneiras de metal desempenham um papel central, já que elas não são apenas acessórios decorativos, mas ferramentas essenciais para lavar louças e alimentos.

Para tornar essa tarefa ainda mais prática, escolha uma torneira que permita direcionar o jato d’água por meio da bica móvel ou até mesmo uma ducha flexível, componente que ficou bastante famoso com os monocomandos do tipo gourmet.

Além disso, certifique-se de que a altura entre a bica e a bancada seja de no mínimo 30 cm para acomodar as atividades diárias, pois isso garante uma distância adequada para lavar louças e alimentos confortavelmente.

torneiras de metal

Monocomando de Mesa 6256 C370 Linha Bold 370 – Fani

Banheiros e lavabos: considerações sobre a cuba

Para banheiros e lavabos, por outro lado, a escolha das torneiras de metal precisa, antes de mais nada, considerar o tipo de cuba, posto que a proximidade da bica com a borda da cuba pode influenciar na facilidade (ou não) em lavar as mãos ou o rosto.

Nesses ambientes, é importante manter uma distância de aproximadamente 10 cm a 15 cm entre a válvula de escoamento e a bica da torneira. Dessa forma, isso garantirá espaço suficiente para higienizar as mãos com conforto e sem provocar respingos.

Bica alta ou bica baixa em torneiras de metal: como escolher?

A altura da bica também desempenha um papel crucial na escolha das torneiras de metal. Modelos altos são ideais para cubas de apoio ou de sobrepor, do mesmo modo que as opções de bica baixa evitam respingos em cubas embutidas e de semiencaixe. 

Contudo, não se esqueça de respeitar as distâncias entre a torneira e a cuba que mencionamos anteriormente, do contrário, isso tornará a experiência diária muito desconfortável.

Bica de Mesa Reta Baixa 1187 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Acionamento Modelo Pedra Para Misturador de Mesa 5200 DV800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani
Bandeja 35 cm 2835 DV800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Torneiras de metal de mesa ou de parede: qual escolher?

Quando se trata de instalação, existem duas opções principais: torneiras de mesa e torneiras de parede. A escolha entre essas opções deve considerar, principalmente, o espaço disponível e o estilo desejado.

As torneiras de mesa são instaladas diretamente na bancada, logo, esses modelos exigem uma perfuração prévia na superfície para a fixação da peça. Embora essa seja a opção mais tradicional, esses modelos são ideais para pias que possuem espaço entre a cuba e a parede (backsplash) ou a borda (no caso das ilhas gourmets) da bancada.

Por outro lado, as torneiras de parede requerem um ponto de água diretamente na parede, o que pode ser mais viável em construções planejadas. Como não ocupam espaço na superfície, esses modelos são uma excelente escolha para cozinhas menores, que não dispõem de muito espaço na bancada, ou para projetos que adotam formatos de cubas mais ousados.

Bica de Parede 1183 BK800 Linha Bárbara Dundes 800 – Fani
Acionamento Modelo Pedra para Torneira 519 BK800 Linha Barbara Dundes 800 – Fani

Ajuste de Temperatura: misturador monocomando ou bicomando?

Se sua instalação permite água quente e fria, a escolha entre misturadores monocomando ou bicomando é importante. O misturador bicomando possui dois volantes, um para cada temperatura, permitindo ajustá-la com precisão. 

Em contrapartida, o monocomando oferece maior conveniência e conforto ao controlar a saída e mistura de água quente e fria com uma única alavanca. Ao tomar sua decisão, leve em consideração o espaço disponível, combinado?

Ao considerar as necessidades específicas de cada área, você não apenas otimiza o uso das torneiras, mas também eleva a funcionalidade de sua casa para um novo patamar. Se você ainda tem dúvidas, confira esses dois vídeos abaixo:

Agora que você já conhece as principais dicas para escolher o modelo correto, é só aproveitar a grande variedade de designs e cores de metais que a Fani oferece para os diferentes ambientes da casa. Confira todas nossas opções no site e aproveite o melhor do estilo e da qualidade!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando