Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Estas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao clicar no botão "aceitar" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies.

12/03/2021
0 Comentários

O que não pode faltar na minha caixa de ferramentas?

Confira as principais funções de cada um desses itens para reparos.




Com o isolamento social e as pessoas passando muito mais tempo dentro de casa, cada vez mais o termo DIY (do-it-yourself, cuja tradução para o português é faça-você-mesmo), ganha popularidade.

Diversos tipos de conteúdo como matérias, vídeos e wiki-hows surgiram para você aprender a colocar as mãos à obra. E entre as mais variadas atividades que as pessoas buscaram aprender a fazer por conta própria nessa quarentena, podemos destacar as relacionadas a reparos em casa.

Segundo levantamento do Ibre/FGV e da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), 42% dos comerciantes do segmento registraram crescimento nas vendas entre maio e julho de 2020 quando comparadas ao ano anterior. 

Mas se a ideia é consertar ou instalar uma torneira ou um misturador que precisa ser trocado, arrumar uma porta do armário ou até mesmo trocar a resistência do chuveiro – seja você iniciante ou experiente – o primeiro e mais importante passo é contar com um jogo de ferramentas adequado para o serviço.

Possuir um kit completo irá garantir a você mais autonomia em possíveis problemas no dia a dia que exigem pequenos reparos, descartando em alguns casos a necessidade de aguardar pela disponibilidade de um profissional, além de fazer com que você economize um pouco.

Aprender coisas novas e desenvolver habilidades com ferramentas para solucionar problemas dentro de casa irá agregar um senso de confiança e criatividade em você. No entanto, preze sempre em primeiro lugar pela segurança. 

Para isso, evite utilizar itens quebrados ou já oxidados e procure se certificar que a atividade a ser realizada não é muito complexa para suas habilidades ou experiência – na qual um simples erro pode criar um problema ainda maior.

Consciente de tudo isso, é hora de você montar seu arsenal para reparos em casa. Para isso, nós da Fani separamos neste artigo as principais ferramentas que existem no mercado e materiais indispensáveis para se ter em casa e explicamos um pouco das funcionalidades de cada uma delas. Confira:


Fita Veda Rosca


Uma das grandes aliadas nos sistemas hidráulicos, a fita veda rosca é usada para vedação de tubos e conexões em sistemas de água ou de gás. Ela não pode faltar em sua maleta, portanto, nunca inicie um reparo sem saber se você tem uma ou se o rolo está acabando.

Composta por uma resina de politetrafluoretileno, conhecida popularmente como resina de PTFE, essa fita é comumente a solução para parar vazamentos simples, como quando a rosca do chuveiro não tem um tamanho compatível com a rosca do cano.

Chave inglesa



Uma das mais tradicionais e versáteis ferramentas, a chave inglesa permite a regulagem de acordo com o tamanho da porca, podendo substituir diferentes tamanhos de chaves de boca.

Você também pode encontrar essa chave como “chave de regulagem” ou “chave ajustável”. E apesar das semelhanças, não é a mesma coisa que uma chave grifo, utilizada em tubulações.

Chave de Fenda e Chave Philips



As chaves Phillips e de Fenda são fundamentais para a maior parte das atividades de reparo ou manutenção que você pode realizar em casa, desde grandes móveis a itens pequenos. Por isso, contar com esses dois modelos e em tamanhos diferentes na sua caixa de ferramentas é indispensável.

A diferença entre as duas está apenas na ponta: enquanto a Chave Phillips conta com um perfil de fenda cruzada similar ao sinal de +, a chave de fenda apresenta uma ponta achatada e retangular – ideal para parafusos variados com o formato cavado em “I”.

Alicate

Um dos protagonistas de toda deixa de ferramentas, ter um alicate em casa irá te ajudar muito em diferentes tarefas de reparo. Entre os diferentes tipos que existem no mercado, opte por um modelo de alicate “universal”. Ele será extremamente útil para diferentes funções e facilitará sua vida seja para puxar uma peça, cortar, torcer ou dobrar algo.

Martelo



Do mais experiente ao novato, o martelo dispensa apresentações. Essa ferramenta é fundamental para o seu kit e uma versão mais tradicional, conhecida como “martelo unha”, já irá atender a maior parte das suas necessidades.

Cuidados para consertos hidráulicos

Reparos hidráulicos mais simples – como retirar a torneira e instalar uma nova – podem ser realizados sem grandes dificuldades: basta você seguir o passo a passo que você pode conferir aqui. No entanto, problemas como vazamentos na encanação ou torneira pingando, podem ser um pouco mais complexos de se resolver. 

Por isso, não superestime suas habilidades: tome cuidado sempre, e se você não se sentir confiante, o melhor é buscar auxílio profissional.  Se você nunca executou um serviço desse tipo, consulte amigos e parentes e busque por textos e vídeos da marca de metais que você deseja adquirir os produtos, pois podem haver diferenças – mesmo que sutis – entre os modelos dos fabricantes.

E atenção, assim como em manutenções elétricas é necessário desligar a energia da casa, para manutenções que envolvam água é fundamental que você feche o registro!

Agora que você já sabe tudo o que você precisa ter na sua caixa de ferramentas para fazer qualquer reparo em casa, hora de botar a mão na massa! Se restou alguma dúvida, deixe ela aqui no comentários que nós iremos te ajudar!







Como decorar o banheiro: fique por dentro das tendências de 2024
Leia Mais
Branco ou Dourado Brilhante? Ajude a Fani a escolher
Leia Mais
Conheça os lançamentos da Fani na Expo Revestir 2024!
Leia Mais

Enviando